Como Empreender com Sucesso em Tempos de Crise?

Como Empreender com Sucesso em Tempos de Crise?

O brasileiro sempre foi (e sempre será!) um povo empreendedor por natureza com uma bravura fora do comum, porém, empreender com sucesso em tempos de crise exige bem mais do que apenas coragem, boa vontade e experiência em alguma atividade técnica específica, como engenharia, medicina, carpintaria, etc. Empresas são sim, excelentes meios para se ganhar mais dinheiro e contribuir com a sociedade, mas para que conquiste seus objetivos e dê os frutos desejados, você precisará estar bem preparado para enfrentar os desafios que toda e qualquer empresa tem, ainda mais em momentos de instabilidade econômica. Vejamos os pontos mais importantes em detalhes.

Planejamento

Planejar deve ser o mantra diário do empreendedor. Planejar é a ação cotidiana mais importante e fundamental de todas. A maioria das empresas fecham suas portas porque falham exatamente neste ponto, ou seja, seus empreendedores não param para pensar, olhar o futuro e planejar seus recursos de forma completa e objetiva.

A empresa é um sistema organizado composto por processos, ferramentas e pessoas, que devem ser planejados para atender a uma ou mais demandas da sociedade, cujo objetivo final é perpetuar-se. E para perpetuar-se (durar), ela precisa ser saudável, tanto no aspecto social, quanto no aspecto econômico/financeiro, afinal, ela foi feita para o mundo atual onde o dinheiro é como o ar que respiramos.

Planejar é fazer escolhas! Cada escolha é uma decisão e cada decisão é fundamental para o destino da empresa. Planejar é pensar em como sair do ponto A para chegar até B. É a estratégia. É o que não fazer. É a definição do foco, do posicionamento, dos diferenciais. É a definição do seu modelo de atuação (ou modelo de negócios). É a construção da fórmula (ou a adaptação de uma). É pensar no todo, no sistema, no conjunto da obra. É o estabelecimento de premissas claras, valores. É a visualização contínua da imagem de futuro. É imaginar o resultado final. É o famoso planejamento estratégico.

Mas calma, não se assustem com esse nome, pois muitas vezes ele traz um ar de complexidade, mas vou mostrar-lhes que não é bem assim.

Leia e reflita sobre as seguintes questões:

Como será seu negócio, quando ele estiver pronto, estruturado, sistematizado, bem desenvolvido?
Qual é a estratégia do seu negócio?
Qual é a imagem do futuro dele?
Quais são seus objetivos estratégicos?
Como você quer desdobrar metas se você não sabe para aonde ir?
Qual o propósito da sua organização?

O mundo de hoje nos oferece inúmeras variáveis e o Planejamento é o estudo do melhor cenário e o cálculo de probabilidades de uma ideia produzir resultados econômicos e sociais.

Planejamento é isso! É questionar e lapidar o tempo todo. É um ciclo infinito, na busca da melhoria constante, o famoso Kaizen dos japoneses.

Processos

A palavra de ordem aqui é Organização. É a forma como sua empresa executa as atividades cotidianas ou rotinas, portanto, devem existir processos para todos os principais setores (subsistemas), que existem dentro de qualquer empresa. Processos nada mais são do que o passo-a-passo, o “como fazer”, os procedimentos, um checklist de pequenas ações que conduzem a um resultado final. Segue abaixo, uma lista com os principais setores/áreas da empresa, que precisam ser mapeados. Para cada tópico, pergunte-se: Como isso deve ser feito no dia a dia? Qual o caminho mais prático, efetivo e econômico que eu ou minha equipe deve percorrer para executar tal tarefa e obter o melhor resultado possível?

Comercial: Marketing, comunicação, gestão de relacionamento com clientes (CRM), parcerias comerciais, pesquisa de produtos, atendimento ao cliente, etc.

Operações: Depende de cada tipo de empresa, mas em geral temos Compras, logística, produção, estoques, gestão da qualidade, etc.

Financeiro: Contas a pagar, contas a receber, faturamento, controle de custos, liberações, orçamentos, projeções, etc.

Tecnologia: Infraestrutura, manutenção de hardware, softwares, plataformas internas, segurança, backups, etc.

Recursos Humanos: Muito além das rotinas de DP (departamento pessoal) como fechamento da folha de pagamentos, encargos e benefícios, procure dar atenção também para treinamento e desenvolvimento da equipe, processos seletivos, políticas de remuneração, rotinas de reuniões, reforços de cultura, EPIs, segurança do trabalho, ergonomia, etc.

Administrativo: Jurídico, manutenções em geral, segurança do local, limpeza, compras de rotinas (materiais escritório, limpeza), etc.

Cada processo precisa ter alguém responsável. Ao escrever essas rotinas, passo a passo, identifique quem são os responsáveis diretos pela sua execução. Como diz o velho ditado popular: “cachorro sem dono, morre de fome”.

O trabalho de escrever processos refina o modelo do negócio, pois traz à tona diversas falhas, inconsistências, duplicidades e retrabalhos que são excelentes oportunidades de melhoria. Ainda mais se sua equipe participar deste processo (o que aliás, eu recomendo).

Tenha bons processos e coloque pessoas para executá-los e veja sua empresa ganhar produtividade e prosperar.

Ferramentas

O que seria de um profissional, sem sua ferramenta de trabalho? Já imaginou um cirurgião sem o bisturi ou carpinteiro sem uma régua ou esquadro? Para os empreendedores de sucesso no mundo atual, a tecnologia é sua aliada. Mais especificamente, softwares de gestão e planilhas ajudam a compilar toda massa de dados existentes, transformando-a em informações e conhecimentos a respeito do negócio.

“Mas qual software devo utilizar?”

Depende do ramo de atuação da sua empresa. Para cada tipo de negócio existe um software diferente. Na Leão Bravo nós temos parcerias com alguns deles, devido à extensa pesquisa e testes que fizemos em, literalmente, centenas de softwares, mas é claro que a lista não se restringe ali. O mercado está cada vez mais profissional e apto para entregar boas soluções. Recomendo portanto, pesquisar bem antes de contratar qualquer ferramenta.

“E as planilhas? Não posso controlar com elas?”

Poder até pode, mas não recomendo. Planilhas são frágeis do ponto de vista de segurança das informações ali contidas. Além disso, qualquer alteração pode causar um transtorno enorme e, PIOR, pode levá-lo a tomar uma decisão errada se alguma fórmula ou célula tiver sido “acidentalmente” alterada! Não corra esse risco. Use as planilhas para analisar dados, extrair indicadores e fazer estudos e simulações.

“E as Demonstrações Financeiras? Também são consideradas ferramentas de gestão?”

Totalmente! As demonstrações financeiras – Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados e o Fluxo de Caixa – são a síntese de toda operação da sua empresa. Elas expressam, em números, toda vida, histórico e modelo do negócio que você tem. Cada uma delas mostra de uma forma diferente, porém, totalmente complementar tudo o que você precisa saber para tomar as melhores decisões possíveis. A saber:

Balanço Patrimonial: O Balanço Patrimonial é uma fotografia da situação econômica da empresa. Ele retrata o equilíbrio entre todos os investimentos (ativos) e as obrigações (passivos) da empresa em determinado período no tempo. É uma ferramenta essencial ao administrador da empresa, uma vez que evidencia por completo os resultados do modelo econômico que o negócio está operando. É por meio desta ferramenta que os bancos, governo e investidores avaliam a real situação da empresa. Infelizmente, é muito comum encontrar empresas que não prestam a devida atenção na contabilidade e consequentemente perdem em informações gerenciais e acabam tomando decisões de financiamento e/ou investimento de forma totalmente equivocada, devido à falta de conhecimento sobre a situação de seus Balanços Patrimoniais.

Demonstrativo de Resultados: Segundo Iudícibus (2004, p.194) “A Demonstração do Resultado do Exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo) ”. A demonstração de resultados, portanto, é uma ferramenta (relatório) que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido de um determinado período (exercício), através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio de regime de competência.

Fluxo de Caixa: É uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira existente. Denomina-se fluxo de caixa o conjunto de entradas e saídas de dinheiro ao longo do tempo, classificadas segundo a natureza de suas ocorrências, ou seja, sua categoria (plano de contas). É um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar o administrador a tomar decisões sobre a saúde financeira da empresa. O Fluxo de Caixa salva vidas e a falta dele é uma das principais causas de falência que existem, segundo o próprio Sebrae. Se você ainda não tem um, corra providenciar!

Pessoas

Os mestres da administração, os empresários e empreendedores mais famosos, bem como executivos de sucesso são unânimes quando se toca no tema “Pessoas”. A equipe que o apoia é tão importante quanto todos os fundamentos anteriores. Este é um fundamento que exige atenção redobrada, devido á quantidade de profissionais disponíveis no mercado

Muitos empreendedores contratam apenas por indicação, pois a pessoa é “de confiança”. Ok, isso é ótimo mesmo, concordo! Mas você não pode parar por aí. Além da Ética (honestidade, confiança, transparência, etc.) essa pessoa precisa ter também: Competência, Dinamismo e Aderência com seu negócio:

Competência: Ter conhecimentos técnicos e experiências que ajudem na conquista dos seus objetivos

Dinamismo: Do que adiantaria contratar um nerd/gênio preguiçoso e improdutivo?

Aderência: A pessoa compartilha da visão de futuro, com o modelo do negócio, com suas características empreendedoras? Isso é aderência.

Certifique-se de que a pessoa esteja alinhada com os valores e propósitos da sua organização, caso contrário, ela estará ali só de passagem, fazendo você perder tempo e dinheiro.

 

Conclusão

Em tempos de crise, a tendência natural é “sair fazendo”, mas recomendo que você pare por alguns instantes e reflita sobre o pontos acima, PLANEJE! Tenho certeza de que, ao fazer isso, você começará a enxergar alternativas e soluções para gargalos (pontos críticos) da sua empresa. Peça opiniões de especialistas, pesquise a concorrência, seus clientes e ex-clientes, na internet, busque se aprimorar em suas competências gerenciais. Garanto que valerá a pena!

Empreender com sucesso em tempos de crise não é tarefa das mais fáceis, concordo. Mas se bem planejada, sua empresa tem a oportunidade ideal para crescer e ganhar mercado. Crises são eventos econômicos onde o dinheiro troca de mãos. Se alguém está perdendo, é porque outro alguém está ganhando (e muito!). Esse é o momento exato para ganhar território, pois muitos estão fechando suas portas, justamente por falta de preparo nos anos anteriores. Quem planejou seus processos, seu fluxo de caixa, sua equipe agora está conseguindo fazer a “travessia do deserto” com mais tranquilidade e certamente passarão por este momento com mais facilidade e sairão fortalecidos e com um participação de mercado ainda maior, devido ao elevado número de empresas que não o fizeram e estão fechando as portas.

E mais uma dica: Leia o livro Oportunidades Disfarçadas, do autor Carlos Domingos (Editora Sextante).

 

 

 

Ali você encontrará uma série de casos reais que vão inspirá-lo a empreender melhor!

Seja profissional e bons negócios!

 

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