Como Melhorar Minha Performance em Vendas?
Parte #1: Aumentando o volume de vendas
Um dos maiores desafios de crescimento para a maioria dos negócios é, sem dúvida, aumentar a performance em vendas. E mais desafiador ainda, é aumentar as vendas com qualidade, ou seja, vender mais e melhor de forma contínua. Mas aí vem as questões: Como vender mais (volume) e melhor (com boas margens)? Como construir um modelo de vendas robusto e garantir um nível estável de receitas ao longo dos meses?
Vender é muito mais que tirar pedidos. Vender é gerar valor. É suprir uma necessidade do cliente, da melhor forma possível. É o que o Dr. Spencer Johnson, no clássico Vendedor Minuto chamou de Venda com Propósito, onde você deve ajudar as pessoas a conseguirem o que elas querem primeiro, para depois você conseguir o que quer.
Mas além das questões metafísicas, é preciso ter uma abordagem mais técnica em relação às vendas, não apenas intuitiva ou apenas se apoiando no perfil extrovertido e negociador da equipe de vendas.
Vender mais e melhor exige MÉTODO e CONSISTÊNCIA. Por isso, nesta série de artigos sobre como melhorar sua performance em vendas, cobriremos diversas técnicas e macetes (com base em estudos e experiências práticas) para você aplicar em sua empresa e fazer isso acontecer de forma mais sistemática.
Porém, antes de falarmos em como aumentar o volume de vendas, você precisa entender que não basta aumentar o faturamento bruto, é preciso que o dinheiro fique no caixa da empresa e você entenda quais os fatores que mais afetam suas receitas. Portanto, o ideal é controlar a RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (ROL), ao invés do Faturamento Bruto.
Por quê? Porque a ROL é um indicador de qualidade em vendas. É este o indicador da performance em vendas que você deverá controlar daqui para frente. Veja abaixo como calculamos a ROL e entenda porque ela é mais importante que o Faturamento Bruto:
RECEITA BRUTA (Volume x Preços x Mix)
(-) Deduções das Receitas (Descontos, impostos sobre vendas, devoluções, taxas de cartões, etc)
= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (ROL)
Então, para melhorar a performance em vendas da sua empresa são necessárias quatro abordagens diferentes e complementares:
- Aumentar o volume de vendas (quantidade de itens vendidos);
- Melhorar o Mix de Produtos/Serviços (Melhorar a oferta de produtos/serviços de acordo com o perfil e necessidades dos clientes);
- Melhorar a precificação (Entender a engenharia de produtos/serviços e potencializar as margens de cada um) e
- Reduzir as deduções das receitas, que acabam diminuindo as margens da empresa.
Existem diversos fatores que afetam o volume de vendas. Nesta primeira parte, sobre como aumentar o volume de vendas, vamos abordar doze itens que são extremamente importantes e impactantes. São eles:
- Posicionamento (nicho de mercado)
- Equipe de Vendas
- Processos de Vendas
- Canais de Vendas
- Canais de Divulgação Offline
- Canais de Divulgação Online
- Rupturas
- Qualidade dos Produtos/Serviços
- Vendas Adicionais (Up sell)
- Vendas Cruzadas (Cross sell)
- Sazonalidade
- Layout (loja ou site)
No próximo artigo, vamos começar entendendo qual é o impacto de um bom Posicionamento Estratégico (nicho) da empresa perante o mercado e como isso afeta o volume de vendas em geral.
Seja profissional, bons negócios e até o próximo artigo.
Deixe um comentário