Como Crescer Daqui Para Frente

Como Crescer Daqui Para Frente

 

A maioria dos empresários quer CRESCER. Inegável, inerente ao ser humano, necessário. Empresa que não está crescendo, está na verdade, morrendo. Pense nisso! Mas para crescer é preciso, além de um bom planejamento, dinheiro! Sim, caixa, capital de giro, fôlego, recursos financeiros, you name it.

 

O ano de 2017 não foi bom para muitas empresas. O cenário Brasil obrigou muitos empresários a queimar caixa e infelizmente, contrair dívidas financeiras, fiscais e com fornecedores. Toda empresa precisa de capital para manter suas operações e/ou investir em novos projetos se quiser se manter viva e crescer.

 

Sabemos que colocar dinheiro novo no caixa da empresa não é tão fácil, por isso, aí vão algumas dicas:

 

Existem basicamente 3 formas de você conseguir recursos financeiros para o seu negócio, mas antes de captá-los, o empresário precisa responder outras 3 questões prioritárias:

 

Questão 1: Por que você busca captar recursos financeiros? Qual é a finalidade do seu investimento? Bens de Capital, Custeio, Capital de Giro, Reforma e ampliação, Tecnologia e Inovação, Novo negócio ou ideia, Internacionalização, Expansão de mercado, Quitar dívidas financeiras e fiscais?

 

Questão 2: Quanto você precisa? Já fez seu dever de casa e um bom estudo de viabilidade? Como esse dinheiro será usado? Qual retorno esperado? Quais alavancas serão ativadas? Quais serão desativadas? Não sabe nada disso? Hummm… 😔

 

Questão 3: O empresário sabe qual é o nível de maturidade da sua empresa? Maturidade está relacionada com a cabeça da empresa, ao seu perfil de desenvolvimento, não à seu tempo de vida. Sabe aquele tiozão da família, cinquentão de vive fazendo piadinhas sem graça e acha que está abafando? Então, ele tem bastante idade, mas pouca Maturidade. Nesse sentido é que encararemos o Nível de Maturidade da Empresa, com relação ao Desenvolvimento e não tempo de vida. Não é uma regra escrita em pedra, mas podemos dividir a maturidade das empresas em 4 grandes fases distintas: Start-ups, Emergentes, Em expansão e Maduras.

 

Agora sim, após passar por essas questões, que na verdade são filtros para uma boa estratégia de captação de recursos, você pode começar a pensar em como trazer dinheiro pra dentro de casa e crescer. Vamos lá:

 

Capital Próprio 1: Investimentos dos sócios. Quando os sócios usam recursos próprios, seja uma poupança, FGTS ou refinanciamento imobiliário, para gerar recursos e aportar na empresa.

 

Capital Próprio 2: Geração de caixa da própria empresa. Quando a empresa melhora sua performance e aumenta receitas, reduz custos e despesas, reduz estoques, melhora o ciclo financeiro, diminui a inadimplência, etc. Tudo isso traz dinheiro novo pra dentro de casa.

 

Capital de Terceiros: Bancos, fundos de investimentos, investidores, agências de fomento, editais, crowdfunding, bolsa de valores e a lista aqui é imensa, bem como o volume de recursos disponíveis.

 

Para crescer em 2018 e além, será preciso rever as questões 1, 2 e 3 acima e depois buscar a melhor forma de trazer recursos financeiros para o caixa, de acordo com o nível de maturidade da empresa. Com isso em mãos, será muito grande a probabilidade de resolver as pendências fazer a máquina girar daqui para frente, ou seja, crescer.

 

Seja profissional e bons negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *